NEAC é destaque no programa É de Casa e celebra seleção pelo Criança Esperança 2025
- Juliana Líbano

- 18 de out.
- 3 min de leitura
O Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC) vive um momento de grande alegria e reconhecimento. Neste sábado (18), o trabalho da instituição foi destaque no programa É de Casa, da TV Globo, que apresentou histórias inspiradoras de dois jovens que cresceram na organização e anunciou a seleção do NEAC para receber apoio do Criança Esperança 2025.

Histórias que inspiram
A reportagem mostrou as trajetórias de Carlos Eduardo Santos, mais conhecido como Cadu, e Nicolas Catringer, exemplos do impacto transformador das ações do NEAC. Cadu iniciou sua caminhada na instituição aos 5 anos, nas oficinas oferecidas no NEAC, e hoje trabalha no Eco Mercado, projeto ecológico que troca materiais recicláveis pelo Eco Real (ER$). Já Nicolas cursa Medicina na faculdade Estácio de Sá, local onde conquistou uma bolsa de estudos integral pelo Prouni, e representa o poder da educação em abrir caminhos e gerar esperança.
Cadu relembra com gratidão sua história no NEAC. “Os educadores me mostraram que caminhos seguir, foi com eles que consegui trilhar o meu futuro”, conta. “Aqui é um lugar que ensina que tudo é possível. Sem o NEAC, eu não estaria pensando no meu futuro como agora”, reflete o jovem, que ama o seu trabalho com sustentabilidade, mas também sonha em seguir carreira militar.

Nicolas, por sua vez, destaca a importância do apoio recebido na instituição ao longo dos anos, já que também ingressou no NEAC quando criança. “Aqui tinha muita aula de reforço, que me ajudava muito, porque na escola eu não era muito bom. E isso me fez ter gosto de estudar!”, relembra. Hoje, no terceiro período de Medicina, ele atua como monitor e sonha em retornar à comunidade para contribuir com as famílias da região.
“Esses jovens representam esperança de que estamos no caminho certo, principalmente no fortalecimento da educação”, destaca Selma Pacheco, fundadora e diretora do NEAC.
Transformação social e legado
Com 32 anos de atuação, o NEAC já beneficiou mais de 14 mil pessoas na comunidade Comari II, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A instituição oferece diariamente, para 200 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, oficinas de educação, cultura, esporte, sustentabilidade e cidadania, pilares que fortalecem a autoestima e a autonomia de centenas de crianças e adolescentes.
Apoio do Criança Esperança 2025
Durante a participação no programa, o NEAC recebeu uma notícia especial: a seleção para o Criança Esperança 2025, campanha realizada pela Rede Globo em parceria com a UNESCO, que comemora 40 anos de existência e apoiará 80 instituições em todo o país.
A escolha reconhece o compromisso do NEAC em promover educação e oportunidades para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o novo apoio, a instituição pretende ampliar as atividades educativas, esportivas e culturais de seu projeto “Gente é Pra Brilhar”, além de fortalecer o Eco Mercado, referência em sustentabilidade e economia circular na região.
“Esse apoio vai nos ajudar a ampliar o número de crianças e adolescentes atendidas aqui no NEAC e qualificar o serviço que oferecemos”, ressalta Selma Pacheco. “Também vai nos possibilitar fortalecer a educação de um número maior de crianças da comunidade”, complementa.
O Criança Esperança, uma das campanhas sociais mais tradicionais do país, reforça em 2025 seu papel histórico de apoio a projetos que transformam realidades. O reconhecimento reafirma o NEAC como uma das referências cariocas em educação, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário.
O episódio completo do É de Casa está disponível no Globoplay.
Sobre o NEAC
O Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC) é uma organização social sem fins lucrativos que busca reverter o processo de exclusão de crianças e adolescentes em vulnerabilidade por meio do fortalecimento da educação, cultura, esporte e assistência social. Reconhecido nacionalmente, o NEAC é a organização mais premiada do Brasil pelo Itaú-Unicef com o projeto “Gente é pra Brilhar” e possui a primeira moeda ecológica do país, o Eco Real (ER$), certificada como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil
.
Saiba mais em: www.neac.org.br
(21) 96428-4728



Comentários