Nossa História
Do paraquedas na ocupação de terras...
...à nova casa numa comunidade legalizada
A história do NEAC começa em 1993 com uma ocupação de terras, um paraquedas e Selma Pacheco, que se viu em meio à ocupação após ter o muro de sua casa derrubado numa forte chuva daquele ano.
Sensibilizada com as 300 famílias que ocupavam o terreno ao lado de sua casa e após notar a alta taxa de evasão escolar das crianças, decidiu erguer ali uma Organização que fosse voltada para a Educação, Cultura e Arte. Foi como o Núcleo Especial de Atenção à Criança - NEAC teve seu início e, ao longo dos anos e de muita luta, foi se estruturando.
Em 1996, após muita resistência, o NEAC e os moradores receberam as chaves e a titulação das terras. Mutirões de pais eram feitos para erguer os primeiros muros do NEAC. Tão logo os projetos se iniciaram, começaram os reconhecimentos e premiações, que somam hoje 15 no total.
Os anos se seguiram com muitas conquistas, muita alegria e muito amor pelas crianças do NEAC.
Após tristes acontecimentos nos anos de 2015 e 2016, o NEAC seguiu tentando se reerguer. Em 2018 chega o Instituto Phi, que marca uma nova etapa no NEAC. Com o apoio do Instituto a sede ganha uma completa reforma, com a aquisição de novo mobiliário. Além disso, ganhou um novo fôlego.
Em 2019 veio o apoio do Criança Esperança, trazendo alegria para as crianças e maior visibilidade para a ONG. Agora, embora na Pandemia, o NEAC segue na luta, trabalhando arduamente para garantir o alimento da comunidade e a continuidade das atividades infantis mesmo que de forma online.
Em 2020 um grupo de estudantes de Comunicação Social da UVA - Universidade Veiga de Almeida chegou até o NEAC através de um trabalho de grupo da faculdade, com a proposta de ajudar a Organização na área da comunicação. Foi quando uma das estudantes se apaixonou pelo trabalho da ONG e continuou nos ajudando de forma voluntária, fazendo toda a renovação da identidade visual do NEAC. Ela criou uma nova logomarca, Instagram, Facebook e novo site e proporcionou, desta forma, uma maior visibilidade institucional e motivação para toda a equipe.
O amor por nossos projetos e crianças são a força que nos move e hoje estamos muito felizes com nossa nova etapa. Em breve estaremos inaugurando, aqui, uma exposição virtual com nossa história!