top of page

Quem somos

O Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC) é uma organização social que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade e promove a inclusão desses indivíduos através da assistência social e do fortalecimento da cultura, esporte e sustentabilidade.

Com o Gente é pra Brilhar, primeiro de seus projetos sociais, é a Organização de Sociedade Civil mais premiada do Brasil pelo Prêmio Itaú-Unicef. Atende, diariamente, 200 crianças e adolescentes na comunidade Comari II, Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, oferecendo atividades lúdicas, alimentação e oficinas de informática, dança, esporte, arte e cultura.

20240828_110018_edited_edited.jpg

Compromisso socioambiental

O NEAC é comprometido com a Agenda Global de 2030, com a Cúpula Social do G20 e com 13 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) focados em proteger a cidadania, os direitos das crianças e o meio ambiente.

 

Lutamos para oferecer dignidade para crianças, adolescentes e famílias vulneráveis, sobretudo promovendo educação, segurança alimentar, assistência social e psicológica e conhecimento de mundo.

A missão do NEAC

Reverter o processo de exclusão por meio do fortalecimento da educação, esporte e cultura, agregando valores éticos, afetivos e sociais para uma sociedade mais justa.

Nossa visão de futuro

Ser reconhecida como uma referência na erradicação da exclusão e das desigualdades sociais do país por meio do fortalecimento da educação e cultura.

 

Os valores que nos norteiam​

  • Respeito

  • Solidariedade

  • Criatividade

  • Empreendedorismo

  • Cultura de Paz

SDG-1.png
SDG-2.png
SDG-3.png
SDG-4.png
SDG-7.png
SDG-8.png
SDG-9.png
SDG-10.png
SDG-11.png
SDG-12.png
SDG-13.png
SDG-15.png
SDG-16.png

Nossa História

O Núcleo Especial de Atenção à Criança (NEAC) foi fundado em 1993, em um cenário de ocupação de terras e adversidades. Selma Pacheco, na época recém-formada Assistente Social e moradora da região, foi impactada ao ver mais de 300 famílias ocupando o terreno ao lado de sua casa, após uma forte chuva derrubar o muro de sua residência. Comovida pela situação de extrema pobreza das pessoas e pela alta taxa de evasão escolar das crianças da ocupação, ela decidiu criar uma organização voltada para a Educação, Cultura e Arte. Assim, sob um paraquedas cedido por um padre, nasceu o NEAC.

Em 1996, após anos de resistência, a organização e os moradores conquistaram a regularização fundiária e receberam as chaves e a titulação das terras. A construção do NEAC foi possível graças ao esforço coletivo da comunidade, com mutirões de pais que ergueram os primeiros muros da instituição. Desde então, nossos projetos têm sido reconhecidos, acumulando ao longo dos anos mais de 15 premiações e reconhecimentos.

Apesar das conquistas, enfrentamos grandes desafios. Nos anos de 2015 e 2016, o NEAC passou por momentos difíceis e grandes perdas, mas continuou a sua trajetória de superação. Em 2018, com a chegada do Instituto Phi, iniciamos uma nova fase. Nossa sede passou por uma reforma completa e recebeu novo mobiliário, o que trouxe um novo fôlego para nossas atividades.

Através do apoio do Criança Esperança no ano de 2019, a nossa visibilidade aumentou e trouxe ainda mais alegria para as crianças atendidas. Durante a pandemia, o NEAC manteve-se firme, garantindo o suporte alimentar à comunidade e a continuidade das atividades educativas lúdicas, mesmo de forma online.

Em 2020 a instituição passou, a partir de um grupo de estudantes de jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, por uma primeira reformulação.

De forma voluntária, uma das graduandas criou uma nova identidade visual para o NEAC, gerando grande impacto para a nossa comunicação e visibilidade.

 

Após mais de 30 anos desde a sua fundação, o NEAC continua na luta diariamente, combatendo a insegurança alimentar, promovendo a sustentabilidade e sendo o principal suporte de diversas crianças e adolescentes da comunidade. 

bottom of page